ABT deu 530 cv à Audi RS4-R a pensar nas férias na neve!

A ABT Sportsline, empresa alemã com sede em Kempten, sempre nos habituou a preparações monstruosas com base em modelos do Grupo Volkswagen, sobretudo da Audi, e isso fica visível em criações como o Audi RS3 Sportback com 500 cv, um Audi RS5 com 530 cv e uma carrinha RS6+ com 735 cv. Agora voltou a surpreender com uma versão radical da Audi RS4 pensada para "famílias apressadas" que queiram aproveitar o Inverno!

Denominada ABT RS4+, esta "super carrinha" mantém o motor V6 de 2.9 litros que equipa a RS4 Avant de fábrica, mas os engenheiros da ABT "puxaram-no" até aos 530 cv de potência e 690 Nm de binário máximo, mais 80 cv e 90 Nm do que na versão original.

Contas feitas, estes números permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos (menos 0,3 segundos que a versão de fábrica) e uma velocidade máxima de 280 km/h, um limite electrónico definido pela própria Audi para as versões da RS4 Avant equipadas com o "pack Dynamic" opcional.

Para uma melhor banda sonora a ABT também substituiu o sistema de escape de série por um escape desportivo de alta performance com quatro saídas em carbono com 102 mm de diâmetro e montou novas barras estabilizadoras e uma suspensão regulável em altura para melhorar a dinâmica em estrada.

Para acompanhar estas melhorias mecânicas a ABT também operou várias mudanças visuais nesta Audi RS4, que ganhou vários elementos em fibra de carbono, com destaque para o "spoiler" dianteiro, para as entradas de ar junto às rodas dianteiras, das capas dos espelhos laterais e do enorme difusor de ar traseiro.

O "look" exterior só fica completo com um conjunto de jantes da ABT de 20 polegadas que ajudam a vincar o carácter desportivo de uma proposta que não passará despercebida por onde quer que vá.

Esta versão especial da Audi RS4 é limitada a apenas 50 unidades e vai começar a ser entregue aos clientes no próximo mês de Março, altura em que também marcará presença no Salão Automóvel de Genebra, na Suíça.

Em destaque